segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Japonês na faculdade

Entrei na UFRJ para estudar japonês em 1991 e meus estudos autodidata começaram a agir a meu favor. Na época já havia passado o quarto nível(4級) da prova de proficiência de língua japonesa JLPT(Japanese Language Proficiency Test) e já sabia mais de 1000 kanjis. Comecei as aulas no 2º período mas achava as aulas muito fáceis e já assistia aulas do 4º período quando estava no 2º período da faculdade. No 3º período assisti aulas do 5º período e no 4º período comecei a assistir aulas do último período(8º) do curso. Quando entrei na faculdade já estava quase terminando o livro NIHONGO NO KISO II(Base da língua japonesa II) e aprendendo os kanjis relacionados as liçoes.
A minha maior vantagem para estudar o japonês foi o fato de saber inglês e por isso ter acesso a bons dicionários e gramáticas.
Talvez alguns estejam pensando que eu esteja numa egotrip hoje mas queria somente compartilhar minha experiência e mostrar que QUALQUER IDIOMA pode ser aprendido eficientemente se houver dedicação e consistência nos estudos. Idiomas não são só para gênios mas para pessoas DETERMINADAS!!Meu método preferido de fazer qualquer coisa é o ¨NO PAIN, NO GAIN¨.
Na próxima seção falarei um pouco das dificuldades e facilidades para um brasileiro estudando japonês...

Um comentário:

mairovster disse...

Fala mesmo porque Nihongo é difícil de entrar na cabeça!