quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Viagem gramatical pelo alemão parte II

Na aula (Tortura?) passada falamos sobre o ACUSATIVO e DATIVO. Hoje gostaria de discorrer sobre o
NOMINATIVO e GENITIVO. O Nominativo é simplesmente o caso que indica SUJEITO e usa os artigos definidos DER, DAS e DIE para indicar, respectivamente, o gênero masculino, neutro e feminino. O plural destes artigos definidos é DIE.
Temos como exemplos de palavras em NOMINATIVO Der Lehrer (O professor), Das Kind (A criança) e Die Sprache (O idioma). Os gêneros em alemão podem ser difíceis para falantes do português pois, além de não haver gênero neutro em português, alguns gêneros são ilógicos para os lusófonos como Der Mond (Lua:masculino), Die Sonne ( Sol:feminino). Para quem se interessar pelo aspecto dos gêneros e outras dificuldades da língua alemã, aconselho ler um artigo de Mark Twain entitulado ¨The Awful German Language¨. Lembro-me de ter lido sobre a incongruência dos gêneros em alemão pelo fato de até um pepino (Die Gurke) ter gênero em alemão enquanto uma criança (Das Kind) não o tem...
Sobre o GENITIVO, este caso indica posse e tem como artigos DES, DES, DER respectivamente para masculino, neutro e feminino. A forma plural é DER. Temos como exemplo de dativo os seguintes substantivos: Des Kindes (Da criança), Des Vaters (Do pai), Der Mutter (Da mãe). Para uma tabela completa das declinações, creio que o esse link possa ajudar.
Será que eu estimulei os leitores a estudarem ou rejeitarem a língua alemã?

Um comentário:

Unknown disse...

Caro amigo;
primeiramente obrigado pela disposicao em mostrar seus conhecimentos adquiridos a respeito da linua alema, eu realmente preciso de uma ponte portugues-alemao para aprender corretamente, assim como a sua! Esta sendo muito util para mim essa conexao que voce estabeleceu.
Gostaria de ressaltar um problema com a sua corrente postagem:
Na 20a linha, na 9a palavra voce escreveu 'dativo', nao seria o caso para ter escrito 'genitivo'?