quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Declinações no alemão

Ao contrário do Latim, que declina somente os substantivos, o alemão declina os artigos que precedem os substantivos e, às vezes, os substantivos também.
Essas declinações são tão complicadas que me fizeram abandonar os estudos do alemão em 90 para poder me dedicar ao japonês. Creio que a minha maior falha foi tentar decorar a tabela completa de declinações sem ter exemplos que me ajudassem a fixar o conteúdo.
Bom, vejamos as declinações em alemão. Dos idiomas europeus que usam os CASOS ou DECLINAÇÕES, creio que o alemão seja o idioma com menos casos: Nominativo. Acusativo, Dativo e Genitivo. Quando tentei estudar russo e, pior ainda, finlandês(15 casos?), fiquei com esgotamento mental de tanto aprender terminações gramaticais...
Vou tentar exemplificar o que disse, para que os prezados leitores não sofram alguma anomalia cerebral.
Eu falo com o professor: Ich spreche mit DEM Lehrer
Eu falo com a professora: Ich spreche mit DER Lehrerin
Eu falo com os professores: Ich spreche mit DEN LehrerN
Eu falo com as professoras: Ich spreche mit DEN Lehrerinnnen
Os exemplos acima são de usos do caso DATIVO, respectivamente no singular masculino, singular feminino, plural masculino e plural feminino.

Agora vejamos exemplos com o ACUSATIVO:
Eu vou ao supermercado: Ich gehe in DEN Supermarkt.
Eu vou ao cinema: Ich gehe INS (In+DAS) Kino
Eu vou à escola: Ich gehe in DIE Schule
Eu vou aos supermercados: Ich gehe in DIE Supermärkte

Outro ponto que deve ser citado é que em alemão há 3 gêneros: Masculino, feminino e neutro.
Cada gênero tem uma terminação diferente para cada caso, no singular e no plural.
Vamos deixar o genitivo e o nominativo para a próxima lição, antes que a cabeça de alguém fique KAPUTT!!!

3 comentários:

chapeuzinho vermelho disse...

olha, eu to estudando alemão em espanhol e to me enrolando toda, não sei se é por que não compreendo o professor falando espanhol ou se é porque a coisa é dificil mesmo, mas o cara já chegou chutando o pau da barraca com as declinações e eu, to me sentindo uma jumenta... ajudas?!!

Unknown disse...

Olá Chapeuzinho!
Obrigado por ler o meu humilde blog.
Fico feliz em saber que não fui o único a sofrer com as declinações germânicas.
Estudar em espanhol é algo complicado pois não é tão fácil de entender como muita gente pensa. Eu estou estudando espanhol e tem hora que não entendo nada que leio e escuto.
Sobre as declinações, não tente decorar aquela tabela horrorosa com todos os casos no singular e no plural. Tente decorar aos poucos começando pelo nominativo e sempre aprenda COM FRASES!!!Também é importante fazer muitos exercícios para fixar o conteúdo.
Qual livro que você usar para estudar? Essa tortura de dar todas as declinações numa página é coisa do Deutsch Aktiv, oder?

Um abração!!
p.s Não se sinta mal por não conseguir entender todas as declinações!!Leva tempo mesmo!!

Discípulo do Abade de Priscos disse...

Parabens pelo seu excelente blog. Eu também estou a estudar Alemão e estou a sentir algumas dificuldades. Pelo que percebi o Deutsch Aktiv não é um livro muito do seu agrado... Poderia sugerir um outro?
Cumprimentos.