terça-feira, 30 de outubro de 2007

Conceito de declinações

Quem já estudou o idioma ou, sendo mais exato, ousou aprender a língua alemã deve ter se intimidado com as declinações, que correspondem a terminações especiais dos substantivos para indicar uma função gramatical. Alguém pode estar pensando ¨Júlio pare de falar em grego¨ (Grego têm declinações ainda mais complicadas!) e explique melhor o que é declinação. Pelo fato de a função gramatical das palavras não mudar em português, tentarei dar alguns exemplos em Latim, idioma cujas aulas ¨assassinei¨ em favor de campeonatos ¨perde paga¨ de sinuca no pátio da UFRJ. Às vezes também cedia à tentação de tirar meus créditos de ¨optativa trailer¨ , onde compartilhava idéias com companheiros que degustavam um ¨suco de cevada¨. Cícero deve estar rolando no túmulo agora...
No primeiro ano de estudos na UFRJ tive aulas de Latim e fiquei assustado pelo fato de os substantivos terem diferentes terminações. Por exemplo a frase ¨A mulher ama o lobo¨ (Não digam que é uma frase inútil pois pode ser necessária algum dia...) seria ¨Femina amat lupum¨ (A mulher ama o lobo), sendo que LUPUM é a forma acusativa (Objeto direto) de LUPUS (Forma de sujeito ou NOMINATIVO). Mudando o sujeito para ¨LUPUS, teríamos ¨Lupus amat feminam¨, demonstrando que o substantivo ¨FEMINA¨ leva a terminação –m quando desempenha a função de ACUSATIVO (Objeto direto). Estas funções são chamadas CASOS e os nomes das declinações e as respectivas funções gramaticais encontram-se abaixo:
Nominativo(Sujeito), Acusativo (Obj.direto), Dativo (Obj.ind.), Genitivo (Posse) , Ablativo (Instrumental). Para quem tiver mais interesse em latim, creio que o seguinte link seja interessante: http://www.geocities.com/a_c_machado/Latim5.html
Está pronto para o alemão agora? Ainda há tempo para FUGIRUM AGORUM!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Já cheguei a ficar com vontade de aprender Latim. Mas quando vi que é dificil pacaraleo e não vai ser útil pra mim pra nada (ou quase nada, sei lá), desisti.

Júlio Pereira disse...

Fala Horyu,

Obrigado por ler o meu blog e fazer um comentário.
Latim é somente interessante para se aprender e não creio que vai te ajudar profissionalmente, a não ser que você faça traduções, dê aulas numa faculdade ou seja padre...Ah sim,o Latim só é língua oficial no Vaticano. Acho melhor estudar o latim moderno: Francês, Italiano, Espanhol pois esses abrem portas de empregos e são usados como língua falada.
Latim somente tem status cultural e não vai te ajudar muito, somente para entender melhor o português.

Um abração

Maria Olivieri disse...

estou no 1º semestre da UFRJ e acredite consegui contrair dengue, perder várias aulas de latim, grego, variação, e por aí vai.. Agora corro que a prova final vem aí e eu não sei nada de casos e declinações. Seu blog me instruiu e iluminou um pouco o meu cérebro esse buraco negro. Abraços