quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Japonês é uma língua difícil?

Antes de entrar no assunto de japonês para brasileiros, gostaria de discorrer sobre uma afirmação que tenho ouvido por 10 anos no Japão: ¨O japonês é uma língua difícil¨ O que vocês acham?
Pessoalmente eu acho que a dificuldade de se aprender tem vários fatores, que podem se resumidos abaixo:
1) Língua materna do estudante
2) Chances de contato com o idioma
3) Necessidade de aprender o idioma
4) Motivação

Creio que pode haver outros fatores também mas gostaria de me concentrar no quesito língua materna. Após ter feito a JLPT para o nível 1, percebi que a maioria das pessoas que presta o teste são chineses ou coreanos. Será que isto é por acaso?
O coreano pertence a mesma família lingüística (Línguas altaicas) que o japonês e a estrutura gramatical usa a ordem SOV (Sujeito, objeto e verbo) e houve muito empréstimo lingüístico do chinês através dos ideogramas chineses (Kanji), fato que facilita que os coreanos aprendam muitíssimo mais rápido que falantes de línguas européias.
O coreano também usa partículas para indicar funções gramaticais, sendo que a partícula para sujeito (GA) é igual ao japonês. A partícula final para perguntas ¨KA¨ e a partícula indicando direção ¨E¨ também é igual. Exemplo: Kamunikka (Coreano):Você vai?, Ikimasu ka(Japonês):você vai? Hakkyo E kamnida(coreano)/Gakkou E ikimasu(japonês):Eu vou à escola.
Porém, creio que a maior vantagem dos coreanos é poder aprender vocabulário numa velocidade muitíssimo superior aos ocidentais. Vejamos alguns exemplos:
Hakkyo(coreano)/Gakkou(japonês): Escola, Hakusen(coreano)/Gakusei(japonês):Estudante, Hakkyo(coreano), Gakkou(japonês):Escola
Na próxima seção tentarei descrever a facilidade que os chineses têm em aprender o japonês.

2 comentários:

mairovster disse...

Júlio, depois de falar sobre Coreanos e Chineses, fale como a gente, Brasileiro mesmo, pode aprender, mesmo sem ter essas enormes vantagens!

Unknown disse...

Calma meu amigo!!
Não vá com sede ao pote.
Ajude-me a discorrer sobre o assunto e assim cresceremos juntos!!Ainda estou pensando em como vou falar sobre os chineses. Tem alguma idéia?
Mas não se preocupe pois os brasileiros têm MUITAS VANTAGENS em relação aos chineses e coreanos!!!Percebi isso quando estudei numa sala de 90% de chineses e coreanos na sala.Eles são bons em ALGUNS aspectos...

Um abração!!